quinta-feira, 13 de junho de 2013

Assimilar uma segunda língua pode ser previsto pela habilidade de aprender padrões.

A aquisição de uma nova língua está relacionada à capacidade de aprender padrões. Algumas pessoas parecem adquirir uma segunda língua com muita facilidade enquanto outras têm muita dificuldade. Um novo estudo sugere que a capacidade de compreender e ler em uma segunda língua é conduzido pela habilidade de aprender regularidades estatísticas, ou padrões.
O estudo foi publicado pelo Psychological Science”, um jornal da Associação pela ciência Psicológica (Association for Psychological Science).
Algumas pesquisas sugerem que a aprendizagem de uma nova língua baseia-se em capacidades especificamente lingüísticas, enquanto outras sugerem que isso na verdade reflete uma capacidade mais geral de aprender padrões. De acordo com a "Psychological Science" e o principal pesquisador Ram Frost da Universidade Hebraica (Hebrew University) as informações dadas pelo novo estudo estão claramente apontando para a segunda visão. “Estes novos estudos sugerem que a aprendizagem de uma segunda língua é determinada em grande parte, por uma habilidade individual que não é linguística”. Disse Frost.
            No estudo, Frost e seus colegas usaram três tarefas diferentes para medir o quão bem alunos americanos em programas no exterior adquirem a estrutura de palavras e sons em hebraico. Os alunos foram testados uma vez no primeiro semestre e novamente no segundo.
Os alunos também completaram uma tarefa que media suas habilidades de assimilar padrões estatísticos com estímulos visuais. Os participantes também observaram uma série de formas complexas que foram apresentadas uma de cada vez. Sem que os participantes soubessem, as 24 formas eram organizadas em 8 conjunto de três imagens, a ordem dos trios era aleatória, então as formas com cada conjunto de três sempre apareciam na mesma seqüência depois de observar a série de formas, os estudantes eram testados para ver se eles implicitamente assimilaram a regularidade estatística das sequências de formas.
As informações revelaram uma forte associação entre aprendizado estatístico e aprendizagem de línguas. Alunos que tiveram um alto desempenho nas tarefas das formas tenderam a assimilar mais o hebraico durante os dois semestres.
 “É surpreendente como um teste de 15 minutos envolvendo a percepção de formas poderia prever em grande medida quais dos alunos que vieram para estudar hebraico terminariam o ano com uma melhor compreensão da língua.” Disse Frost.
De acordo com os pesquisadores, estabelecer um link entre a aquisição de uma segunda língua e a capacidade geral de aprendizado estatístico pode ter grandes implicações.
“Esta descoberta aponta para a possibilidade de um principio unificado e universal de aprendizagem estatística que pode quantitativamente explicar uma alta gama de processos cognitivo em vários domínios, sendo eles linguísticos ou não,” concluiu eles.

Esta pesquisa recebeu apoio da Israel Science Foundation e do “Instituto nacional de saúde infantil e desenvolvimento humano.(National Institute of Child Health and Human Development)


Leia em Inglês aqui: Psychological Science 

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