domingo, 13 de outubro de 2013

Tudo que você precisa saber sobre o Halloween.

Como encarar a prática do Halloween. 

O Halloween se aproxima, e creio que não há feriado Norte Americano mais popular que esse. Mas você deve se perguntar, porque comemoramos o Halloween aqui no Brasil? Por que ele se tornou tão  difundido entre os adolescentes brasileiros? Para isso preparei um pequeno vídeo de menos de meia hora, para explicar como esse feriado surgiu e como chegou por aqui, qual o significado original desse festejo e o significado dele hoje em uma sociedade globalizada.

De uma festa pagã comemorada basicamente nas ilhas britânicas, em especial na Irlanda, o “Halloween” se tornou no século XX uma festa comum em todo o mundo, ou pelo menos nos países que se abriram para o que se chama comumente de “ocidentalização” da cultura. Os Europeus mais românticos podem atribuir as comemorações de “Halloween” como sendo proveniente de suas origens pagãs, e até certo ponto assim o é, para os camponeses nas vilas mais remotas da Europa que ainda acendem uma vela no dia 31 de outubro para espantar os maus espíritos. No entanto o “Halloween” praticado nos grandes centros urbanos europeus hoje possui os mesmos elementos que se originaram na América do Norte, como as brincadeiras infantis de “Trick or Treat” e as abóboras sorridentes. 
O “Halloween” sofre grande pressão de tendências nacionalistas dos alunos que já buscam criar uma opinião própria ou simplesmente queiram tumultuar a aula. No entanto, a maior incidência de casos de resistência ao “Halloween” ocorre por parte de pais evangélicos. Há casos de pais protestantes que proíbem os filhos de participarem das comemorações de “Halloween” organizados pelos professores.



            
Para quem já tem um certo conhecimento preparei também uma apresentação de slides para você montar sua palestra sobre esse feriado tão popular nos EUA.

Apresentação de slides - Halloween, The American Holiday : DOWNLOAD

Para você trabalhar com seus alunos o conteúdo do vídeo e da apresentação de slides preparei uma "Worksheet"folha de exercícios com questões objetivas e subjetivas sobre o tema, e outra com perguntas de múltipla escolha. Espero que gostem e aguardo comentários..

Perguntas sobre o vídeo: DOWNLOAD
Perguntas de múltipla escolha: DOWNLOAD

Conteúdo do vídeo e da apresentação de slides em word: DOWNLOAD

                                                                                  DOWNLOAD (português)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares